domingo, 26 de setembro de 2021

O Grande Gatsby - Autor F. Scott Fitzgerald

 


O Grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
233 páginas
Editora: Peguin - Companhia das Letras
Lançamento: 2011  

Já estava "namorando" começar essa leitura tem um tempinho. Não sei se fui com muita vontade, mas a verdade, é que não funcionou muito bem pra mim. Infelizmente, acabei abandonando o livro na metade dele. 

Quem narra o livro, é o Nick. Ele é um aristocrata falido e vizinho do Sr. Gatsby. O livro é lento, MUITO lento. Nada aconteceu pra me prender na narrativa (pelo menos nesses 50% do livro que eu li). Nick me pareceu ser beeeem inseguro, um pouco imaturo, não me cativou enquanto personagem-narrador. 

Queria entender o frenesi que existe em relação a esse livro, os motivos de tantas pessoas elogiarem pra caramba a história desse livro. 

Uma pena !

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Labirinto da Palavra - Autora Cláudia Lage ★★★★★★★

 


Labirinto da Palavra
Autora: Cláudia Lage
190 páginas
Editora: Record
Lançamento: 2013

Comecei a leitura do livro buscando por textos ligados a escrita criativa. Comecei a leitura, buscando algo que realmente me encantasse, que me prendesse ao texto, que me fizesse prender na escrita da autora e sair de uma possível ressaca literária.

Qual não foi a minha surpresa, quando me encantei com as palavras dos textos escritos nesse exemplar.  Sabe aquele livro que te instiga a continuar a leitura, a virar a página para saber a continuação do texto (lembrando que Labirinto da Palavra é um conjunto de crônicas) ? Pois bem, tai a obra !

A leitura é uma D-E-L-I-C-I-A de ser feita, é fluída, você só quer ler e ler e ler. Tem várias dicas de autores e livros, sem ser uma coisa chata, nem didática demais.

Se você gosta dessa temática, Labirinto da Palavra é uma excelente opção !!!

domingo, 19 de setembro de 2021

Encanto de Sereia (Aconteceu no verão #5) - Autora Anne B. Ramos


Encanto de Sereia (Aconteceu no verão #5)
Autora: Anne B. Ramos
76 páginas
Independente
Amazon 

Esse conto é curto, menos de 80 páginas. Mas que sacrifício foi chegar a mais ou menos 30 páginas lidas. 

É uma leitura lenta, bem lenta mesmo, não me cativou o suficiente pra seguir com a leitura. A protagonista é uma jovem nadadora profissional, que já ganhou vários campeonatos de Natação, mas chegou num ponto em que não tem mais aquele "tchan" todo no esporte. Não tem mais o tesão em ser uma profissional do esporte e todas as provações que isso acarreta. Os pais dela são grandes apoiadores e incentivadores da carreira da filha, mas não perceberam que a filha já não está mais feliz com a carreira.  

Num determinado ponto, chega na cidade em a história se passa, um circo. E uma das atrações é uma "sereia". E Serena (nossa protagonista) fica encantada com essa sereia e com um dos integrantes do circo.

Pois bem, nem esse circo me prendeu a atenção. Foi uma coisa morosa, lenta, parecia que nada acontecia no decorrer dessas quase 30 páginas que li.

Uma pena !

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Book Tag: Leitor Eclético

Olá pessoal, 

Tudo bem ?

Vamos de TAG Literária hoje ? Essa, vi no canal da Beatriz Paludetto (Aqui).

As perguntas são:

1) Opostos Favoritos: Livros completamente diferentes, mas favoritados mesmo assim: Bom, aqui vamos de Como se encontrar na escrita (Não-Ficção), da Ana Holanda e Soprinho (Infantil), da Fernanda Lopes de Almeida;



2)Do clássico ao "bagaceira": Um livro aclamado e outro nem tanto assim: Clássico - Jane Eyre, da Charlotte Brontë; livro nem tão conhecido assim: Uma pena que o livro On Stage, da Izabela Lopes não seja tão conhecido, pois o livro é ótimo;



3) Leio de tudo, mas esse tem mais: o gênero que predomina na sua estante: São 2: Fantasia e Romance (romântico);

4) Já li de tudo, mas falta esse: um gênero literário que você ainda não leu, mas quer muito começar a ler: Então, tenho algum interesse em Ficção Científica ...

5) Amo e odeio: um livro queridinho, mas que tem alguma característica que, para você, foi desagradável: Talvez o D'Five Band: Drake Morrison (o livro 4 da série), da A. K. Raimundi. Fiz a resenha dele aqui no blog (Resenha) e expliquei o que gostei e não gostei nele;


6) De tudo um pouco: um livro de um gênero predominante, mas que tem pitadas de outros gêneros na história: O que não diz a lenda, da Chris Melo. Tem romance e tem um pouco de distopia;


7) A TBR da farofa: a meta literária do leitor eclético. Suas próximas leituras de livros diferentes: Tenho algumas opções diferentes nessa categoria, vou citar alguns: Odisseia, de Homero; A arma escarlate, da Renata Ventura; Por trás das palavras, do Cezar Motta;




Espero que tenham gostado !!!

Até mais! 

domingo, 12 de setembro de 2021

Coragem - Autora Raina Telgemeier

Coragem

Autora: Raina Telgemier

224 páginas

Editora Intrínseca

Lançamento: 2020   


Huuum, como começar ? Primeira coisa, não são grande entendedora de histórias em quadrinhos, graphic novels e afins, não é um tipo de livro que tenha o hábito de ler, mas gosto muito dele mesmo assim.

O livro começa meio que do nada, mas tem um final bem OK. O que me fez entender alguma coisa foi a Nota da Autora, no fim do livro. Pois é ... É um livro autobiográfico, onde a autora conta uma fase de sua infância, lá pelos seus 10 anos mais ou menos. 

Vai tratar, a principio, do medo em determinadas situações (ainda mais na infância) e na importância de tentar e de procurar ajuda. Mesmo sendo um tema importante de se falar, não consegui me conectar com os personagens, nem com a temática do livro (e olha que também tenho problemas de ansiedade, um dos traços que a autora comenta). 

Fui para a leitura sem nenhuma expectativa e mesmo assim, infelizmente, o livro não funcionou pra mim.

Veja bem, não funcionou PARA MIM. Vale a pena você tentar e ver se vai ser bacana pra você.

😊😊

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Livros novos na estante - Book Haul 📕📕📕📕

SIIIIIM !!!!!! Mais um book haul por aqui (depois de muito tempo, hahahahahha). 

São mais 2 livros de criatividade, escrita criativas e afins. Vamos aos títulos:


São livros de autores brasileiros, sobre criatividade, pelo que pude entender.

1º livro: Escrever com criatividade, do autor Luciano Martins;  


2º livro: O mito da Criatividade, do autor Fábio Zugman; 

                                                       

Espero que tenham gostado !!! 

domingo, 5 de setembro de 2021

De Gateira em Gateira 🐈🐈🐈🐈 - Autora Jacqueline Gonçalves

 


De gateira em gateira
Autora: Jacqueline Gonçalves
25 páginas
Independente
Amazon 

Sabe aquelas histórias super fofinhas, um quentinho no coração, um abraço apertado ? É esse conto da Jacqueline. E olha que nem sou exatamente ligada em animais de estimação, mesmo achando os gatos bem fofos.

A autora também é Booktuber, ou seja, tem um canal sobre livros no youtube, o Estante Alada (Aqui). Adoro o canal dela, tem várias dicas legais !

Não posso falar muito sobre o conto, pois ele é curto, então qualquer coisa seria um spoiler. Só posso dizer que é um conto muito gostoso de ler, levinho, um acalento ao coração. Vale SUPER a leitura !! 🐈🐈🐈

Até mais !

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

24 horas com meu ídolo - Organização Raffa Fustagno

 


24 horas com meu ídolo
Organização: Raffa Fustagno 
160 páginas
Editora Fora da Caixa
Lançamento: 2019

Vamos lá: Esse livro é um livro de contos de 7 autoras: Aimee Oliveira, Camila Costa, Cinthia Zagatto, Thayla Vasconcelos, Gaby Brandalize, Marianna Leão e Raffa Fustagno (apesar de no Skoob e na Amazon, constarem o nome de apenas 4 delas, uma pena não ter o nome de todas). Como são narrativas diferentes, de autores/as, é normal o leitor se identificar mais com um ou com outro. 

Pois bem: dos 7 contos, li de forma completa 2 deles (os dois primeiros), o 3º e 4º contos comecei a ler mas não terminei e não li os outros. Dos 4 contos que comecei, nenhum deles realmente me prendeu, me fez querer continuar a leitura, não me conquistaram. Ou o personagem era chato de doer, tipo ciumento demais com o ídolo, ou o enredo em si não me agradava. Ou talvez eu simplesmente não seja o público alvo desse livro, que um livro infanto-juvenil. Vai saber ...

De qualquer forma, uma pena não terminar a leitura.  

Até mais!