quinta-feira, 22 de abril de 2021

Amo tanto, não sei quanto - Autora Tammy Luciano


Amo tanto, não sei quanto
Autora: Tammy Luciano
159 páginas
Editora Qualis
Lançamento: 2019

Esse livro é um infanto-juvenil, portanto não sou exatamente o público alvo dele. De qualquer forma quis ler ele, pois gosto muito da autora (já li outros livros dela e sempre a encontrava em eventos literários aqui no Rio). 

A história se passa em uma escola tipo internato, chamado Dandara Eternamente, que fica no interior do estado do Rio de Janeiro. Nessa escola tem 2 grupos bem definidos: as mazinhas e as boazinhas, e o resto da escola. Bem no início do livro, tem a chagada de uma nova aluna: Febe Estrela. Ela vai mexer com as estruturas da escola e ter uma rival de peso: a líder das mazinhas, a Laura. A Laura é apaixonada pelo João, que não dá a menor bola pra ela. Laura não tem o menor escrúpulo, só vê o seu lado e se vai se dar bem, tem uma paixão cega por João e não consegue ver que ele não corresponde. Ela arma vários planos, junto com Bethe, sua "melhor amiga", pra ser o centro das atenções e para afastar a novata Febe, de João. 

O livro vai tratar de amadurecimento, relação bem X mal, racismo (sim, a personagem Febe é a única aluna negra na escola), amor, amizade. 

Os personagens são interessantes, mas dá muito raiva de vários deles. Porém, alguns personagens são bem caricatos, ou completamente mal ou completamente bom, o que não muito plausível. Outros pontos negativos: muitos trechos de música durante a narrativa (me irritou bastante), o início é bem lento, parece que a história não anda. Já o final é muito corrido e alguns personagens não tem seus desfechos comentados, fora que algumas coisas não são resolvidas. Uma coisa que achei estranha é que em nenhum momento aparece algum adulto na trama, seja um professor, algum da coordenação/direção da escola, ou qualquer outro funcionário da internato, os alunos ficam muito soltos lá dentro.

Gosto muito de alguns livros da Tammy, mas esse não funcionou muito bem comigo, mesmo sendo uma história bem bacana. Como falei, talvez isso aconteça por não ser exatamente o público alvo do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário