quinta-feira, 20 de maio de 2021

O jardim secreto - Autora Frances Hodgson Burnett

                                                 


O jardim secreto
Autora: Frances Hodgson Burnett
Editora: Peguin Companhia 
Tradutora: Sonia Moreira
344 páginas
2013

Esse é uma história que muita gente já ouviu falar, tem um filme bem antigo, que passava na Sessão da Tarde e eu vi quando era bem nova. Então, já tinha alguma ideia de como era a história. Sem contar que já vi muitas resenhas desse livro tanto no Youtube, quanto em blogs por aí.

O livro vai falar sobre a menina Mary, de 10 anos, que mora com os pais na Índia e depois da morte dos 2, vai morar com um tipo, em Yorkshire, na Inglaterra. Essa casa / mansão é gigante, com um terreno tão grande quanto, muitos cômodos trancados e muitos segredos. Esse tio é viúvo e desde que a esposa morreu no parto do filho do casal (10 anos atrás), ele vive em tristeza constante, e sempre está viajando. O filho, Colin, é um menino que vive escondido em um dos quartos da casa, é um garoto chato pra caramba, pois todos acham que ele ficará corcunda, que tem a saúde frágil e morrerá em breve. 

Porém, qual não foi a minha surpresa quando comecei a ler o livro. Que início chato, muito chato. Já disse que começa chato ???? Até mais ou menor a metade do livro fica beeeem arrastado. Demora pra desenvolver as ações do enredo. As crianças são chatas e muito mimadas, dá vontade de dar umas palmadas nos 2, pra ver se melhora. Depois disso, os personagens se tornam mais interessantes, mais simpático, e é um virar de páginas incessante. 

A pequena Mary, em uma de suas andanças pelos jardins da mansão, descobre um lugar belíssimo, mas que está trancado a 10 anos (pois era o local favorito da esposa do tio). Ela acaba achando a chave do local (que estava enterrada) e passa a ir para "o jardim secreto" todos os dias. A partir daí, muitas aventuras surgem, amizades são feitas e mudanças drásticas acontecem.

Mas mesmo assim, pra mim, se tornou apenas um livro OK, não chega a ser essa maravilha toda que muitas pessoas dizem. 

Uma pena !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário